sexta-feira, 8 de março de 2013

Pronunciamento da vereadora Galega de Ulissinho no dia da mulher

Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Francisco de Assis de Medeiros, a quem em nome da primeira dama do município, Luziene Dias, da Exma. Sra. Presidente desta Câmara Municipal, Dra. Maria da Guia, Senhora Vereadora Ronizélia e Senhores Vereadores, parabenizo todas as mulheres de Parelhas. 
Funcionários desta casa, meios de comunicação aqui presentes a minha amiga Hildelita a quem eu comprimento a todas as mulheres do aqui presente. 
Meus senhores e minhas Senhoras, a esta sessão em homenagem a todas as mulheres do nosso município quero parabenizar primeiramente a minha mãe Ivone Salustio, mulher batalhadora, guerreira, amiga e minhas companheiras de trabalho da bancada feminina.
Acredito que hoje,  todos os recantos do Brasil parou, para fazer homenagem àquela que é a maior merecedora do reconhecimento de todos que, direta ou indiretamente dão sua contribuição ao Brasil e torcem por dias melhores: "as mulheres". Por isso, comemoramos hoje o "Dia Internacional da Mulher".
Historicamente, é visível o avanço da mulher em todos os setores da nossa sociedade. 
Senão, vejamos:
O Rio Grande do Norte permitiu que as mulheres votassem em 1927, sendo portanto, o Estado pioneiro. Foi nesse mesmo ano que a professora Celina Guimarães, de Mossoró, se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. Somente as mulheres casadas, viúvas e solteiras que tinham renda própria, tiveram direito ao voto.
O voto feminino sem restrição só passou a ser obrigatório em 1946.
A primeira prefeita do Rio Grande do Norte foi Alzira Soriano do Município de Lajes e foi a primeira mulher da América Latina a assumir o governo de uma cidade.
A primeira Deputada Estadual eleita no Rio Grande do Norte foi Maria do Céu Fernandes de Currais Novos que, com as ações do golpe militar afastou-se do cargo e fazendo oposição ao Estado-Novo, retirou-se das atividades para se dedicar à família. 
Primeira Governadora, primeira Deputada Federal e primeira Prefeita eleita da capital, Wilma de Faria iniciou a sua vida pública em 1979, pelas mãos do ex-governador Lavosier Maia. Exerceu todos os cargos com o apoio dos senadores José Agripino Maia e Garibaldi Alves Filho, porém em pleitos diferentes.
A primeira Senadora eleita do Estado foi a senhora Rosalba Ciarlini, que atualmente exerce o cargo de Governadora do Rio Grande do Norte.
Hoje, as mulheres ocupam vagas no cenário mundial e no Brasil.
O nosso país, nas últimas eleições, conseguiu fazer com que uma mulher alcançasse o alto do poder, elegendo a senhora Dilma Rousseff, Presidente da República. Dima Rousseff é a décima primeira mulher que ocupa o cargo de presidente na América Latina. Foi eleita em 31 de outubro de 2010.
Apesar da participação  feminina na política brasileira ainda ser tímida, a mulher demonstrou ter força na política, faltando apenas incentivos e espaços para que ressalte o potencial que ela tem na sociedade.
Neste dia, 08 de março, vale a pena refletir sobre uma realidade constrangedora: "a violência contra a mulher". Após 5 anos de vigência da "Lei Maria da Penha", a violência contra a mulher ainda é dramática.
Não podemos deixar de citar aqui "A mulher negra" que, com muita luta e determinação, conquistou a sua valorização.
Foram os movimentos afro-brasileiros quem mais contribuíram para esta ascensão.
Marina Silva, afro-descendente, concorreu nas últimas eleições a Presidente da República e Neuza Maira Alves é a primeira Desembargadora Negra do país.
E porque não falar em beleza? São elas, as mulheres, que com sua beleza desfilam pelas passarelas do mundo inteiro, representando as belezas do Brasil.
A mulher é mãe, é esposa, é profissional, participa da política, da religião, é educadora, é empresária, enfim, contribui para o nosso desenvolvimento econômico e social. Por tudo isso, é bela, corajosa e inteligente. É como diz o cantor e Compositor Erasmo Carlos:

Mulher! Mulher!
Na escola em que você foi ensinada
jamais tirei um 10
Sou forte, mas não chego
Aos seus Pés !

Parabéns a todas as mulheres, era o que tinha a dizer. Muito Obrigada!
Viva o dia 08 de março!
Viva a mulher!

A vereadora Galega de Ulissinho convidou a Dra. Maria da Penha para realizar uma palestra  sobre a violência  contra a mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário